Joana Moreira Magalhães foi entrevistada pela 24 Notícias no âmbito do artigo “A Justiça não funciona — três mães lutam pela guarda dos filhos raptados e levados à força para o estrangeiro”. Na sua análise, sublinha a urgência de atualização do regime jurídico aplicável à deslocação ilícita de crianças “A globalização e a mobilidade tornam as famílias plurilocalizadas e ampliam o risco de rapto parental. Face à evolução social e jurídica das últimas décadas, torna-se evidente que o atual regime necessita de revisão e clarificação.” A participação de Joana Moreira Magalhães reforça o compromisso da nossa equipa com a defesa dos direitos das famílias e a proteção do superior interesse das crianças.
Loading...
Joana
Moreira Magalhães
Moreira Magalhães
Advogada
PERFIL
Joana Moreira Magalhães, Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, com a dissertação “A tutela dos direitos do cônjuge meeiro do sócio no contexto de divórcio quanto à participação social nas sociedades por quotas – Em especial, o direito à informação”, desde o princípio do seu estágio que acompanha processos ligados à área do direito da família e das sucessões.Sempre pautada por um sentido de justiça e com uma forte sensibilidade e dedicação à defesa dos interesses dos seus clientes, acredita que esta área do direito, com sua vertente humanista, exige proximidade, compreensão e uma abordagem emocional, o que torna o exercício da sua atividade uma verdadeira paixão. Para si, o exercício da advocacia é um compromisso com as pessoas e as suas causas.
Detém experiência relevante nas demais áreas de prática, que se complementam entre si, designadamente em Direito criminal, civil, societário e imobiliário. Frequentou ainda um curso de especialização em Direito Penal Económico, Internacional e Europeu e participou em vários cursos e conferências, entre eles, “III Congresso Ibérico de Direito da Família e das Sucessões”, “As Crianças e a Justiça”, "Corrupção e Branqueamento de Capitais" e “O Direito da Insolvência - à luz das recentes alterações”. Frequentou, também, o “Curso de Persuasão e Influência” e o “Curso de Public Speaking”.
Participou como oradora convidada no Programa televisivo Caixa de Pandora, no episódio subordinado ao tema Alienação Parental.
ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS
Inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses desde 2022.PUBLICAÇÕES E ARTIGOS MAIS RELEVANTES
- O meu filho está a ser alvo de Alienação Parental. E agora, o que posso fazer para o proteger?
- Violência doméstica: quando o homicida perde os direitos de pai e herdeiro. Observador, 18 fevereiro 2025
- Quem cuida de quem não se pode cuidar? E se um dia não puder decidir por si? Observador, 4 setembro 2025
- "A Justiça não funciona" — três mães lutam pela guarda dos filhos raptados e levados à força para o estrangeiro, 24 Notícias, 11 novembro 2025
Notícias

"A Justiça não funciona" — três mães lutam pela guarda dos filhos raptados e levados à força para o estrangeiro

Quem cuida de quem não se pode cuidar? E se um dia não puder decidir por si?
Joana Moreira Magalhães assina o artigo de opinião publicado no Jornal Observador “Quem cuida de quem não se pode cuidar? E se um dia não puder decidir por si?”, onde analisa o regime do maior acompanhado e os desafios que este levanta na proteção da autonomia e dignidade das pessoas em situação de fragilidade.

Violência doméstica: quando o homicida perde os direitos de pai e herdeiro
Joana Magalhães Moreira assina o artigo de opinião publicado no Jornal Observador, onde se debruça sobre as consequências deste tipo de crime no direito sucessório e no direito da família e das Crianças.